No post com o capítulo 5 do e-book gratuito reescrito, sobre Organização Ofensiva, foi apresentado um resumo do trabalho do professor-doutor Rodrigo Leitão sobre os princípios operacionais e fundamentais do futebol na fase de posse de bola. No livro “Para um futebol jogado com ideias” o também professor-doutor Israel Teoldo apresentou outra forma de agrupar as mesmas ideias, em uma abordagem extremamente científica, profunda e elaborada.

Para Teoldo, existem quatro grandes grupos de princípios, descritos em seu livro. Além dos operacionais e fundamentais, ele também fala dos gerais e dos específicos. E, dentro dos fundamentais, condensa ideias que encontramos separadas no trabalho de Leitão.

No livro, inclusive, Teoldo nos oferece um quadro elucidativo sobre cada um dos três grupos de princípios abrangentes – os gerais, os operacionais e os fundamentais:

teoldo

Nota-se que, na comparação com o trabalho de Leitão, o número de princípios fundamentais da fase ofensiva caiu de 7 para 5, assim como os da fase Defensiva caíram de 8 também para 5. O que fomenta um debate entre os cientistas do esporte, beneficiando todos os interessados no tema – em especial os profissionais da área – ao nos permitir a análise de abordagens diferentes sobre ideias semelhantes, como eu já disse.

Ali no princípio “Espaço” na nomenclatura de Teoldo inserem-se, na prática, os conceitos de “Amplitude” e “Profundidade” que estão individualizados no trabalho de Leitão, por exemplo.

Em resumo, para diversos autores, os princípios gerais são aqueles comuns aos demais princípios (operacionais e fundamentais), assim como a todas as fases do jogo (com bola e sem bola, assim como transições), referindo-se à constante busca pela superioridade numérica; os princípios operacionais se relacionam a conceitos atitudinais nas duas fases maiores – impedir a progressão e a finalização adversárias, e conquistar ao mesmo tempo progressão e finalização contra o adversário; e os princípios fundamentais são conjuntos de regras que orientam as ações táticas dos jogadores, conforme o planejamento estabelecido no modelo de jogo norteador do trabalho.

Na prática, os princípios fundamentais são mesmo as “regras” para os jogadores executarem a maneira de jogar pensada pelo técnico e sua comissão. Como conquistar a amplitude, de que forma, por quem, em qual local do campo; como oferecer profundidade, onde, quando, por quem…tudo conforme a posição da bola, dos companheiros e dos adversários, criando referências para ocupação de espaços de forma inteligente e sincronizada, induzindo os atletas a avaliar cada lance e escolher entre as alternativas apresentadas pelo contexto da jogada a melhor decisão. E assim sucessivamente, formando uma unidade de pensamento.

Pode-se observar a análise de alguns destes princípios do Real Madrid, na fase ofensiva, no vídeo produzido pelo Renato Rodrigues no Data ESPN:

Mas, e os princípios específicos citados nos estudos de Teoldo? Bem, são as referências para as ações dos adversários, dentro do modelo de jogo desenvolvido, mas com aplicação obviamente específica naquela partida em questão. Dentro do plano macro o técnico faz ajustes que buscam aproveitar-se de pontos vulneráveis do rival, assim como prevenir-se das virtudes dele. Uma zona de pressão mais agressiva sem a bola, por exemplo, ou um local mais propício para oferecer amplitude com a bola…

Ainda sem saber a autenticidade do documento, o jornal espanhol AS publicou uma imagem atribuída ao técnico Zinedine Zidane, com o plano tático elaborado para o confronto com o Barcelona. À mão, percebe-se a descrição dos princípios ESPECÍFICOS – as regras que os jogadores devem aplicar especificamente nesta partida, em função das virtudes e vulnerabilidades identificadas na análise prévia do adversário:

zidane

Entre dois temas-título (pressão alta sobre o tiro de meta adversário e bloco médio) Zidane supostamente descreve como princípios específicos, escalonados conforme o Barcelona progrida no campo – as seguintes regras (ações táticas):

  • Fechar linhas de passe por dentro (e consequentemente, na sequência, pede que induzam o Barça a jogar por fora no lateral) – ideia reiterada duas vezes
  • Não permitir que Iniesta e Rakitic recebam – se receberem, que não girem
  • Cuidar a “saída de 3” com Busquets construindo de frente
  • Ajustar marcações conforme quem aborda (princípio de contenção, portanto) o lateral portador da bola, enfatizando que Casemiro “afundaria” para a linha defensiva quando  a contenção fosse de lateral x lateral, fazendo o zagueiro do setor cobrir espaço fechando linha de passe do extremo
  • Ajustar marcações conforme Messi recuar para a construção
  • Cuidar as diagonais de Suárez às costas da defesa quando a bola estiver em amplitude
  • Cuidar a inferioridade numérica pelos lados em 1×2, principalmente no setor de Neymar

Sendo um manuscrito original de Zidane ou não, vale para exemplificar no que consiste os princípios específicos do jogo, contextualizando informações dos princípios fundamentais com as características do adversário.

Uma resposta »

  1. […] o professor-doutor Israel Teoldo enumera outros princípios fundamentais, que podem ser conhecidos neste post sobre o […]

    Curtir

  2. […] o professor-doutor Israel Teoldo enumera outros princípios fundamentais, que podem ser conhecidos neste post sobre o […]

    Curtir

  3. […] o professor-doutor Israel Teoldo enumera outros princípios fundamentais, que podem ser conhecidos neste post sobre o […]

    Curtir

  4. […] conceitos muito aplicados nos jogos da NFL para o futebol. Se quiserem recordar, entre outros posts neste aqui falei sobre os princípios do nosso futebol, desenvolvidos pelo professor Israel […]

    Curtir

  5. […] conceitos muito aplicados nos jogos da NFL para o futebol. Se quiserem recordar, entre outros posts neste aqui falei sobre os princípios do nosso futebol, desenvolvidos pelo professor Israel […]

    Curtir

Deixe um comentário